Cabeamento estruturado

é a disciplina que estuda a disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia, de modo a tornar a infraestrutura de cabos autônoma quanto ao tipo de aplicação e de layout, permitindo a ligação a uma rede de: servidores, estações, impressoras, telefones, switches, hubs e roteadores.

Explicação

O Sistema de Cabeamento Estruturado utiliza o conector RJ45 e o cabo UTP como mídias-padrão para a transmissão de dados, análogo ao padrão da tomada elétrica que permite a alimentação elétrica de um equipamento independentemente do tipo de aplicação.

Historico

O cabeamento estruturado remonta às tecnologias de redes dos anos 1980, período em empresas de telecomunicações e computação, como AT&T, Dec e IBM criam seus próprios sistemas proprietários de cabeamento.

Sobre o Serviço

A ideia de cabear uma empresa centra-se na organização e padronização da disposição de uma rede de cabos e meios de transmissão. Isso possibilita a integração de serviços de dados e voz, podendo ser redirecionada facilmente por caminhos diferentes. Dessa forma, o cabeamento serve para colocar pontos de rede em todos os locais onde eles possam ser necessários. Os cabos vão para um ponto central, onde ficam os switches e outros equipamentos de rede. Os pontos não precisam ficar necessariamente ativados, mas a instalação fica pronta para quando precisar ser usada. O resultado desse trabalho bem feito é instalar o cabeamento apenas uma vez e descartar a necessidade de fazer modificações cada vez que for preciso adicionar um novo ponto de rede.
Com o grande volume de novas tecnologias que surgem a cada dia, é comum a instalação de sistemas de cabos que interligam redes de computadores de forma improvisada. Muitas vezes, essas ligações são feitas sem que haja o mínimo planejamento e observação de técnicas específicas e, a má estruturação do cabeamento representa 70% dos problemas que costumam ocorrer nas redes de computadores. No Brasil, a maioria das empresas não investe no sistema de cabeamento estruturado e não possui um projeto para uma futura expansão do parque tecnológico. O cabeamento estruturado surgiu com a solução para a expansão dos serviços de telecomunicações.
O sistema de cabeamento estruturado foi construído para permitir o tráfego de todos os tipos de sinais elétricos (áudio, vídeo ou dados de telefonia). Esse sistema baseia-se na padronização de interfaces e meios de transmissão, de maneira que o cabeamento seja independente ao design do ambiente. O cabeamento estruturado permite mudanças, manutenções e implementações de maneira bastante rápida, segura, eficiente e controlada. Tanto que é obrigatório seguir o padrão de identificação elaborado para administrar e documentar qualquer mudança de ocupação em um edifício comercial. O objetivo da padronização é evitar erros ou dúvidas relativas aos cabos, tomadas e posição de usuários. O sistema de cabeamento estruturado é instalado por baixo de pisos, canaletas, dutos, dentre outros. A vida útil deste sistema, se bem construído, é de no mínimo 10 anos. Esse período equivale à média da vida útil de ambientes comerciais.
Cabeamento Horizontal (Horizontal Cabling); Área de Trabalho (Work Area)
Cabeamento Vertical (Back Bone)
Armário de Telecomunicações (Telecommunications Closet)
Sala de Equipamento (Equipments Room)
Entrada de Facilidades (Entrance Facilities)